Neste boletim, iremos abordar as causas mais comuns relacionadas a erro na emissão dos documentos fiscais no programa.
As mensagens tem uma pequena variação dependendo do tipo de documento fiscal que você estiver emitindo (NFe, NFCe ou SAT CFe), porém as causas são as mesmas.
Rejeição durante a emissão de uma NFCe.
As causas abordadas neste boletim estão todas
relacionadas a informações incompletas e/ou incorretas na Ficha do Cliente ou na Ficha do(s)
Produto(s).
Por determinação dos órgãos Federais e Estatuais, os
cadastros de produtos e clientes não podem conter caracteres especiais (º, ª, etc...) e caracteres
acentuados (ã, é, ç, etc...). Sendo assim, quando for fazer os cadastros não faça o uso destes tipos de
caracteres.
Ao cadastrar um cliente, esteja atento as seguintes informações:
1. Nome do cliente;
2. CNPJ (quando pessoa jurídica) ou CPF (pessoa física);
3. Inscrição Estadual (para pessoa jurídica) ou RG (pessoa física, neste caso opcional);
4. Endereço;
5. Número, caso não tenha preencha com o número 0;
6. Bairro;
7. CEP;
8. Cidade, em alguns casos até mesmo uma divergência na grafia pode causar uma rejeição. Sendo assim tome cuidado com abreviações;
9. Estado;
10.Telefone, veja neste exemplo que o cliente não tinha número de telefone fixo, apenas celular. Nestes casos use o campo telefone.
Para obter mais informações em como proceder com o cadastro de um cliente, não deixe de ver nosso boletim CADASTRANDO UM CLIENTE.
Na ficha do produto, na aba principal, os campos do
Código (1) e Descrição (2) são obrigatórios.
Além deles, certifique-se de preencher os campos da
Unidade de Medida (3) e o Preço de Venda (4);
Na aba de Impostos, é obrigatório estar preenchido os
campos da Situação Tributária (1), Origem (2), CFOP (3) e NCM (4);
Na aba Miscelâneo, preencha o campo do CEST (1).
Para obter mais informações em como proceder com o cadastro de um produto, não deixe de ver nosso boletim CADASTRANDO UM PRODUTO.
Qualquer dúvida estamos à disposição!