Ferramenta Superconsulta

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Fazendo a baixa de uma conta de Cliente

 

Nestes passos abaixo, iremos descrever como efetuar a baixa na conta dos clientes de uma maneira ágil.

A melhor forma de se efetuar isso é utilizando a ferramenta de Superconsulta. Para acessa-la aperte a tecla F7 do seu teclado.

Isso pode ser feito tanto na Tela Principal do programa como na Tela de Vendas.

 

Após abrir a tela de Superconsulta, faça a busca do cliente digitando o seu Apelido no caso de pessoa física ou nome Fantasia quando se tratar de pessoa jurídica.

 

Digite o nome do cliente ou parte dele em seguida aperte o ENTER. O programa irá se posicionar no nome mais próximo ao que foi digitado.

Quando localizar o cliente desejado, aperte o ENTER ou dê 2 cliques no nome para selecionar;

Na próxima tela você terá informações do cliente:

 

1. Dados do cliente resumido;

2. Resumo do histórico dos seus pagamentos;

3. Lista os produtos que ele comprou e os pagamentos efetuados;

4. Modo consulta com quatro opções :

- C/C (Conta Corrente): Lista todos os produtos detalhando os débitos, créditos e saldo a receber.

- Contas A Receber: Será apresentado apenas o(s) documento(s) pendente(s) com o respectivo valor.

- Vendas: Terá um detalhamento de todas as vendas realizadas para o cliente selecionado.

- Pagamentos: Poderá consultar todos os pagamentos efetuados pelo cliente.

Vale ressaltar que destas opções o C/C é a mais utilizada na qual estamos usando neste boletim.

5. Você poderá definir qual o valor que será praticado na cobrança, tendo como opções:

- Histórico: O preço que será cobrado é o preço do produto no momento da compra.

- Preços atuais: Nesta opção o preço do produto será o preço que ele vale no dia em que o cliente vier efetuar o pagamento.

- Financeiro: Você poderá definir em sua configuração juros e/ou multa para contas em atraso.

6. Você ainda pode selecionar a forma como as informações de compras e pagamentos serão apresentadas na tela: Analítico ou Sumarizado;

7. Quando necessário, você pode encaminhar um extrato impresso da conta para o cliente ou então por e-mail;

Veja abaixo um exemplo de extrato:

8. Quando chegar o momento de registrar o pagamento da conta, clique no botão Baixar;

 

Será apresentada a tela de baixa, no campo Valor Pago (1) informe quanto o seu cliente está pagando. Note que o pagamento pode ser total ou parcial.

Após informar o valor, clique em Confirmar (2);

 

Quando o valor pago for inferior ao total o programa irá te perguntar se está ocorrendo um pagamento parcial ou se foi concedido um desconto. Neste nosso exemplo, fizemos um pagamento parcial;

 

 

Na configuração, eu posso definir quais formas de pagamento serão válidas no momento da baixa. Quando houver mais de uma habilitada, é possível registrar quanto foi pago em cada uma delas.

Depois que selecionar, clique em Finalizar;

 

O programa te dá a opção de imprimir ou não um recibo de pagamento para o seu cliente;

Veja abaixo um exemplo do recibo:

 

Após a impressão, a baixa está concluída.

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